sexta-feira, 31 de maio de 2013

A física

Física é a ciência que estuda os fenômenos naturais pela aplicação de um método regido por determinados princípios gerais e disciplinado por relações entre experimentos e teoria.

Seu campo de ação compreende, em linhas gerais, o estudo das propriedades da matéria (seus aspectos e níveis de organização) e das leis de seu movimento e transformações. Busca formular essas leis em uma linguagem matemática capaz de abranger o maior número possível de fenômenos.

A conceituação da física, no entanto, enfrenta o problema da adequada qualificação e delimitação da área e aplicações próprias dessa ciência. O grupo de ciências da natureza é imenso e, além disso, a própria física e seus campos de estudo estão em constante evolução, graças a novos instrumentos e descobertas. Excluídos os aspectos químicos e biológicos da matéria, pode-se dizer que pertencem ao conteúdo próprio da física quatro níveis microscópicos básicos da matéria – subnuclear, nuclear, atômico e molecular – e quatro modos de organização (estados) – gasoso, sólido, líquido e plasmático.

Suas propriedades gerais, leis de movimento e transformações são descritas mediante quatro interações básicas: gravitacional, eletromagnética, interação forte e interação fraca. As duas últimas atuam predominantemente nos domínios nuclear e subnuclear.

As fronteiras com a técnica têm origem na base empírica da física, construída sobre métodos experimentais e instrumentos de medidas. A física ora cria e aperfeiçoa esses instrumentos, ora os busca em outras áreas de estudo. A luneta telescópica, por exemplo, que permitiu a Galileu realizar observações de grande impacto científico, foi criada para servir à técnica de navegação. A física também contribui com variadas aplicações no lar, na indústria, na medicina e na pesquisa científica, como é o caso da energia elétrica e do raio X.

O reconhecimento das imensas possibilidades da física para a criação de técnica aproveitável pelas outras ciências e pela sociedade motivou a mobilização de esforços e recursos humanos com o objetivo de explorá-la sistemática e intencionalmente.

O conjunto dessas atividades constitui a física aplicada, campo em que se realizam, por exemplo, pesquisas sobre semicondutores voltadas para as aplicações da eletrônica, e pesquisas sobre fusão nuclear controlada, em busca de novas formas para a produção de energia.

Fonte: http://www.presenteparahomem.com.br/fisica-a-ciencia-que-estuda-os-fenomenos-naturais/

0 comentários:

Postar um comentário